Segurança para crianças na internet
A internet aceita tudo!
Você já ouviu ou leu esta frase antes?
Esta é uma grande verdade. Assim como o papel, a internet aceita tudo e assim como os livros devem ser questionados quando lidos pois foram escritos por pessoas como nós, os textos da internet e suas imagens também foram colocados nela por pessoas como nós então, devemos tomar muito cuidado e agir com muito critério.
Com relação às crianças, que por sua vez ainda não possuem plenamente desenvolvidos alguns atributos e sensos de responsabilidade e discernimento para atuarem no universo da internet imunes a todos os perigos que a mesma pode oferecer, os adultos devem tomar parte e participarem constantemente do monitoramento para a segurança dos pequenos.
Para isto, preste atenção à algumas medidas:
- restrinja o uso da internet com definição de horários;
- bloqueie alguns sites;
- mantenha o computador utilizado pelas crianças num local onde este tipo de tarefa possa ser acompanhada;
- converse bastante a respeito da internet, dos temas e notícias que circulam e principalmente a respeito das redes sociais;
- observe constantemente as suas crianças para tentar perceber qualquer tipo de alteração de humor ou comportamento e caso isto ocorra, “pegue no colo” e converse para saber o que está acontecendo;
- tenha cuidado exagerado com relação à grandes diferenças de idade entre seus pequenos e as amizades que possam surgir.
Além destas recomendações específicas que você pode adotar, outras medidas de segurança que não são especificamente relacionadas apenas às crianças mas a todos nós, também devem ser utilizadas como:
- incentive as crianças a não revelarem suas senhas e isto pode ser feito através do exemplo onde você:
a) Não revelará suas senhas também;
b) Não fornecerá sua senha por e-mail;
c) Não digitará suas senhas em computadores que não estejam sob seu controle. Quando estiver em uma lan house, faça logoff de contas de e-mail e redes sociais.
- ajude seus filhos a usar as redes sociais:
a) Converse com seus filhos a respeito das redes sociais;
b) Informe seus filhos a respeito dos perigos em encontrar pessoalmente alguém que conheceu através das redes sociais;
c) Incentive seus filhos a se conectarem apenas com conhecidos;
d) Controle as imagens e informações pessoais que os seus filhos publicam.
Estas e muitas outras dicas e recomendações podem ser seguidas para que você proponha um pouco mais de segurança às crianças que usam a internet.
Lembre que segurança nunca é demais!
Um grande abraço.
Comentários
Postar um comentário